Quando devemos salgar a carne?

“Qual o momento correto de salgar a carne: antes de assar, depois de assar e antes de cortar ou depois de assar e cortar?”

Há muitas opiniões diferentes sobre essas questões, pois todos têm sua própria visão da carne perfeita. Seja mal passada ou bem passada, uma coisa é certa: a carne deve ter uma boa crosta por fora e o centro deve estar úmido. Para conseguir isso, o momento em que você salgamos a carne desempenha um papel importante, pois determina se a carne terá uma “crosta de proteção” ou se ela ficará seca. Segundo os experts em culinária, os 3 momentos corretos para salgar a carne são:

Pelo menos 40 minutos antes de grelhar

O sal se dissolve em uma salmoura que quebra as fibras musculares e é absorvida pela carne. Os sucos da carne, que são inicialmente extraídos da carne por osmose, têm tempo suficiente para encontrar o caminho de volta para a carne. Isso melhora o sabor da carne.

Pouco antes de grelhar

Aqui, você tempera a carne generosamente com sal antes de colocá-la na grelha. O sal fica na superfície da carne sem se dissolver. Os sucos de carne ficam nas fibras musculares e a carne permanece suculenta. Ao grelhar imediatamente o bife a temperaturas muito elevadas, o bife forma uma crosta castanha uniforme.

Depois de grelhar

Se você tiver um corte realmente bom, talvez nem precise de muito tempero para desfrutar do puro prazer da carne. Você pode selar a carne sem salgá-la. Depois disso, você ainda pode temperá-la a gosto com sal e pimenta. E neste caso, tanto faz: você pode salgar a carne grelhada ou assada antes ou depois de cortar! Dica: neste caso use sal de parrilla ou sal moído na hora!

Detalhe importante

Se você salgar a carne fresca e deixa-la absorver o sal por menos de 10 minutos, o sal começa a retirar os sucos de carne da carne através do processo de osmose. Assim, a carne perde a umidade e fica mais difícil criar uma crosta uniforme. Após 10 minutos, a salmoura começa a romper as fibras musculares para que possam absorver mais líquido. A salmoura começa a encontrar o caminho de volta para a carne. Demora pelo menos 40 minutos até que todos os sucos de carne tenham sido reabsorvidos pela carne.

Resumindo

É uma questão de gosto e tempo o momento certo de salgar a carne. E também um pouco de experiência na forma de preparo!

 

Autor: 

Créditos: www.carnecomciencia.com.br

Compartilhe essa notícia

Facebook
Google+
Twitter
WhatsApp

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho