Carneada do Armazém

 03/11/2018

No dia 3 de novembro Sinop vai entrar no mapa dos grandes festivais de churrasco do país. Serão 24 mestres churrasqueiros de diferentes regiões brasileiras reunidos em Sinop para assar mais de 1,8 mil quilos de carne. Mas o volume de proteína animal sobre a brasa não é o ponto forte do evento. O Cerrado BBQ Festival quer proporcionar uma experiência gastronômica.

É o que explica Marco Paolo Picone Junior, mais conhecido como Manolo, um dos organizadores do Cerrado BBQ Festival. Segundo ele, o evento não se resume a uma churrascada de grandes proporções. O Cerrado BBQ Festival segue a mesma pegada dos grandes festivais de barbecue, em que o destaque é a diversidade de cortes, modos de preparo e os diferentes sabores que um churrasco pode proporcionar. “O Cerrado BBQ Festival vem para apresentar para o Norte de Mato Grosso uma nova forma de churrasco, com um mundo novo de sabores e aromas. Queremos que nessa memorável tarde de sábado as pessoas possam provar carnes de qualidade, preparadas com a melhor técnica. Será um evento diferente de tudo que já foi feito”, promete Manolo.

DATA:

03/11/2018

O Cerrado BBQ Festival começará às 12h do dia 3 de novembro e encerra às 19h.

Durante esse tempo, as pessoas poderão se servir a vontade nas 24 estações de carnes montadas no evento. Cada estação é conduzida por um mestre churrasqueiro e sua equipe, que farão o preparo de um tipo diferente de churrasco. Quente, suculento e para todos os gostos.

Segundo Manolo, uma das preocupações dos organizadores foi trazer para o Cerrado BBQ Festival as 3 principais “escolas” de churrasco: as parrilas argentinas, os pit smokers americanos e o fogo de chão tropeiro. Ficou perdido? O pai do festival ajuda a explicar e de quebra dá uma antecipada no cardápio do evento.

As parrillas são grelhas utilizadas no tradicional churrasco argentino/uruguaio. Elas ficam próximas do braseiro, recebendo bastante calor mas sem fogo. “Nesse tipo de churrasco você assa cortes nobres, em porções menores, de forma que fiquem douradas por fora e muito suculentas por dentro. É um churrasco que mata a fome e a sede”, brinca Manolo, referindo-se a suculência dos cortes. Nesse estilo, haverá no Cerrado BBQ Festival cortes que são a preferência da maioria, como bife ancho, ojo de bife, prime ribe e o T-bone steak.

Da casa estadunidense, o Cerrado BBQ Festival trará o melhor do barbecue: os pit smokers – uma mistura de churrasqueira a bafo com defumador. Nesse tipo de churrasco a fumaça tem um papel importante, dando sabor, cor e textura macias para os cortes mais resistentes, como peito bovino e a parte alta da paleta de boi, além de funcionar muito bem com carne suína. Aliás, ficar de olho nas estações de pit smokers é uma boa dica para quem pretende ir ao Cerrado BBQ Festival.

Isso porque, em uma delas estará Daniel Lee, atualmente o único brasileiro que participa como avaliador das competições de BBQ nos Estados Unidos e Europa. O figurão, patrocinado pela Jack Daniel’s vai fazer um brisket (peito bovino), defumado por 14h no Cerrado BBQ Festival. Também aguardado será o short rib preparado por Carlão Carvalho. Ele foi um dos finalistas do programa B.B.Q Brasil, promovido pela SBT.

Completando os 3 estilos mais renomados de fazer churrasco, o Cerrado BBQ Festival contará com o nacionalmente consagrado fogo de chão. Nesse estilo, a carne é sobreposta em um braseiro de lenha por horas. No evento, essa técnica será utilizada por Juliano Winter para fazer um cordeiro patagônico – basicamente um ovino jovem inteiro no fogo de chão e temperado enquanto assa. Também haverá uma estação com porco na estaca, frango no varal e as iguarias de Helvécio Maciel. Esse churrasqueiro do Distrito Federal se tornou conhecido por fazer jacaré na brasa. Além do réptil pantaneiro, Helvécio trará para o Cerrado BBQ Festival de Sinop um pirarucu na prancha, defumado e assado inteiro.

LOCALIZAÇÃO

O evento será no Rancho BR, em Sinop, às margens da rodovia, cerca de 6km do viaduto central. O local conta com uma área coberta de 3 mil metros quadrados. Manolo espera 1,5 mil pessoas no festival. “Se conseguirmos essa meta será o primeiro passo para tornar esse um evento oficial de Sinop”, avisa.

Os ingressos do Cerrado BBQ Festival estão sendo comercializados por R$ 170,00 o primeiro lote e R$ 220,00 o segundo lote. Já são computados como meia entrada. Crianças até 6 anos de idade não pagam e até 12 anos tem um desconto de 50%. Parte da renda será revertida para o Hospital do Amor de Barretos, que atende pacientes com câncer de todo Brasil via SUS.

Ao longo das 7 horas de festival bandas e artistas regionais garantirão o som ao vivo, com repertório variado. Vale a pena levar um troco no bolso para aproveitar a loja de souvenires e também o estacionamento, que será pago, já que 100% do que for arrecadado irá em doação para o Hospital de Amor de Barretos.

Os ingressos para o festival podem ser adquiridos nos pontos de venda Super Beef, Nilson Joias, Galeria do Mate, Lojas Jaísa ou com Manolo, pelo telefone (66) 99200-4104.

Fonte: Jamerson Miléski

Ref: http://gcnoticias.com.br/geral/um-festival-para-quem-e-louco-por-churrasco/59395568

Compartilhe esse evento

Facebook
Google+
Twitter
WhatsApp
Fechar Menu
×

Carrinho